Componentes Eletrônicos - Guia para Iniciantes



Componentes Eletrônicos para Iniciantes.


Para ingressar no mundo da eletrônica, antes é necessário entender o que são e para que serve cada componente eletrônico.



 Mas afinal, o que é um componente eletrônico? É cada peça que compõe um circuito eletrônico, desde o mais simples rádio até o mais sofisticado computador, e que são interligados entre si. Também é considerado componente eletrônico  todo dispositivo elétrico que transmite corrente elétrica através de um condutor ou semicondutor.
Eles foram criados para se comportar de maneira particular quando há passagem de corrente por eles. Isso é feito a partir de estudos sobre o material, formato e outras características que compõe cada componente eletrônico.
Nesse artigo, você entenderá quais os componentes eletrônicos mais comuns, as suas aplicações e como funcionam.
Para aproveitar melhor o conteúdo, recomendo que leiam antes sobre   Elétrica

Agora vamos ver alguns exemplos de Componentes Eletrônicos:

  1. Resistor
  2. Circuito Integrado
  3. Capacitor
  4. Indutor
  5. Diodo
  6. Transistor

1. Resistor


O resistor é um dispositivo capaz de limitar a corrente elétrica que passa por ele por meio do efeito joule. 



Como a finalidade do resistor é limitar a corrente em um determinado ponto do circuito, cada resistor possui uma Resistência. É a grandeza elétrica medida em Ohms que determina a oposição do componente a passagem de corrente.

Resistência Elétrica ou Impedância

A resistência ou impedância é representada pela seguinte fórmula:

  • R = Resistência Elétrica em Ohms
  • V = Tensão Elétrica em Volts
  • I = Corrente Elétrica em Amperes
Para facilitar seus cálculos, acesse nossa Calculadora da Lei de Ohm.

Simbologia do Resistor

A simbologia do resistor em um diagrama de circuito eletrônico é a seguinte:

A esquerda é o padrão americano e a direita o padrão europeu que na maioria da vezes  utilizamos no Brasil.

Exemplo de aplicação prática do resistor em um circuito

Vamos supor que você queira ligar um LED(Diodo emissor de luz) com uma bateria de 9 volts, com corrente de 1 ampere. Mas a corrente máxima suportada por esse LED é de 20mA (0,02A).
Se você ligar o LED direto na bateria, ele vai queimar, pois a corrente que passará por ele será maior que a corrente máxima suportada. Portanto, deve ser utilizado um resistor para limitar a corrente que passa no LED, como na imagem abaixo:

Para calcular o valor da resistência necessária, utiliza-se a fórmula da resistência elétrica :

Temos que R = 9/0,02, e portanto o valor da resistência do resistor deve ser igual a 450 ohms para o LED não queimar.

Tabela de Cores dos resistores

Os resistores fixos possuem faixas coloridas para identificar seus valores de resistência e tolerância sem precisar medir. Vejam os significados dos códigos de cores dos resistores na tabela abaixo:

Se quiser fazer os cálculos dos valores de resistência mais facilmente, basta acessar nossa 

Resistor variável

Além dos resistores fixos, existem também os resistores variáveis, como potenciômetros e trimpots. Eles variam sua resistência de 0 até um determinado valor, que pode ser ajustado girando ou deslizando um botão. Veja um exemplo de resistor variável (potenciômetro):



2. Circuitos Integrados

Em eletrônica, um circuito integrado (ou chip como é muitas vezes conhecido) abreviado como CI, é um circuito eletrônico em miniatura compactado em apenas um encapsulamento, ou seja, dentro de apenas um componente eletrônico existem vários outros componente eletrônicos.




3. Capacitor

Sua característica é armazenar cargas elétricas em um campo elétrico.É formado geralmente por duas placas paralelas separadas por um material isolante, chamado de dielétrico. Quando seus terminais são submetidos a uma corrente elétrica, as placas são carregadas.




Simbologia do Capacitor




Quando o capacitor não possui polaridade, isto é, não possui um terminal positivo e um negativo (ex: capacitor cerâmico) e pode ser polarizado de qualquer forma, utiliza-se o primeiro sìmbolo do capacitor comum. Quando o capacitor possui polaridade, (ex: capácitor eletrolítico) utiliza-se o simbolo do meio, marcando qual o terminal positivo dele.
 Montar um capacitor que possui polaridade invertido  é perigoso, pois o mesmo poderá explodir, e mesmo que não exploda, capacitor será inutilizado.

Tipos de Capacitores

 Os tipos de capacitores mais comuns hoje são o cerâmico, o de poliéster e o eletrolítico.
  • Capacitor Cerâmico: É um disco de cerâmica com duas fitas metálicas em suas faces. É utilizado desde circuitos de corrente continua até de alta frequência. São encontrados com capacitâncias muito baixas, normalmente entre 1pF e 470nF.

  • Capacitor de Poliéster: Capacitor formado por varias camadas de alumínio e poliéster, não sendo recomendado para uso em altas frequências. Pode ser encontrado na faixa de 1000pF a 10µF e assim como o capacitor cerâmico não possui polaridade.
  • Capacitor Eletrolítico: É um capacitor que possui polaridade definida. Caso ele seja polarizado inversamente, ele entra em curto e é inutilizado, podendo até explodir. É muito comum em fontes de tensão funcionando como filtro de ruídos. São encontrados em valores maiores que 0,5µF e podem ser encontrados em vários milhares de µF . Normalmente, o capacitor eletrolítico possui uma listra que indica o seu terminal negativo.
  • Capacitor de Tântalo: Capaz de obter grandes capacitâncias em um tamanho muito reduzido por conta de seu principio de fabricação, é usado para substituir o capacitor eletrolítico quando o espaço é limitado.

Você quer aprender eletrônica?

Se você deseja sair do nível iniciante e já saltar para o nível profissional avançado, eu tenho a solução pra você: São mais de 160 aulas e mais de 50 horas de conteúdo e ao concluir o curso você receberá um certificado de conclusão de curso profissionalizante. Não perca esta grande oportunidade de mudar de vida, e ainda, fazendo o que gosta.
👇Clique na imagem abaixo e descubra como mudar sua vida.👇



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *